10 de ago. de 2010

O profissional de Sustentabilidade

http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/img/mensagens-powerpoint-treinamentos-pnl-sustentabilidade-uma-saida.jpg
Ultimamente a palavra sustentabilidade tem sido empregada de modo corriqueiro e modista, relacionando qualquer negócio, serviço ou produto à ideia sustentável. Mas o que é a sustentabilidade afinal? Quem é o profissional de sustentabilidade que atua dentro de uma empresa / organização?
Sob a ótica empresarial, os conceitos que permeiam o tema devem ser abordados de maneira estratégica, pois é necessário redesenhar os negócios e mercados, sob a perspectiva do hoje para o amanhã, reavaliando os modelos de produção e considerando os impactos das atividades.
Então, para que uma organização transpareça a sustentabilidade de seu negócio é preciso que esta venha a adotar determinadas práticas e conceitos. É necessário também que conheça bem o assunto e esteja disposta a romper determinados paradigmas para alcançar um modelo inovador e responsável de gestão sustentável, que seja harmônico às ferramentas e considerações do triple bottom line - resultados de uma empresa medidos em termos sociais, ambientais e econômicos.
Mas isso nem sempre é tão simples como parece. Para uma empresa mudar sua estratégia de negócio é preciso realizar determinadas adaptações e alinhar sua missão, visão e valores ao conceito do desenvolvimento sustentável.
É aí que entra o profissional de sustentabilidade. É ele quem vai exercer o papel de agente de mudança. O perfil deste profissional deve ser de um líder capaz de criar e disseminar modelos inovadores, adepto a uma visão estratégica e integrada do negócio. Deve possuir habilidade de antecipar cenários, projetar o negócio no futuro e conciliar aspectos econômico-financeiros com sociais, ambientais e culturais. Além disso, é fundamental que saiba trabalhar com a diversidade e em equipes multidisciplinares, que tenha boa comunicação e relacionamento interpessoal, domine os indicadores de sustentabilidade (GRI, Ethos, ISE, DJSI) e conheça os parâmetros para o benchmarking.
O especialista em sustentabilidade deve influenciar as pessoas de maneira positiva, para que a empresa possa gerir e planejar seus negócios de forma sustentável, possibilitando assim a sua perenidade. Normalmente, o profissional responsável pela área está diretamente ligado à alta gestão da companhia, reportando-se aos diretores.
Conhecer profundamente um ou outro assunto da matriz sustentável de um determinado negócio ou setor, nem sempre é o suficiente para avaliar a gestão sustentável de maneira holística. Pelo contrário, isso pode vir a ser um fator negativo por engessar ou mesmo delimitar o campo.
Quem tem interesse em atuar na área de sustentabilidade deve procurar por uma instituição que ofereça um curso reconhecido pelo MEC e que atenda às necessidades de capacitação e atualização, ou seja, que promova constantes debates sobre a importância do assunto na nova lógica empresarial. Isso é indispensável para fortalecer as ações de conscientização e embasamento técnico necessários para o crescimento responsável do profissional.
Por Christie Bechara é
especialista em Sustentabilidade com MBA em Gestão de Sustentabilidade 
pela Fundação Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar