22 de set. de 2009

Mochilas

Mochila com sistema de amortecimento carrega peso "de graça"

Mochila com sistema de amortecimento carrega peso de graça


Biólogos da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, sempre às voltas com excursões por lugares distantes, resolveram tirar um peso de suas costas: eles criaram uma mochila dotada de um sistema de suspensão que diminui a carga sobre seu usuário.
A mochila utiliza um quadro metálico rígido. A mochila propriamente dita, ao invés de ser fixada ao quadro, é suspensa por um conjunto de cordas flexíveis. O balanço das cordas gera um efeito de constância no peso, aproveitando os impulsos e impactos gerados pelo andar.
"Com o mesmo gasto energético, você pode carregar 20 quilos em uma mochila normal ou 28 quilos na mochila ergonômica," diz Larry Rome, que já havia criado uma mochila capaz de gerar eletricidade para abastecer equipamentos portáteis. "É como carregar 8 quilos extras sem esforço".
Em uma mochila normal, o pico de força exercido pela carga sobre o corpo durante o caminhar é duas vezes maior do que a força estática. Durante uma corrida, essa força é três vezes maior, o que representa um impacto muito grande sobre as juntas.
Tudo o que o sistema de amortecimento faz é alterar o "timing" dessas forças, equilibrando-as e diminuindo o impacto do peso sobre a pessoa.
Além dos próprios biólogos e de excursionistas em geral, os pesquisadores afirmam que a nova mochila será útil para estudantes, sempre às voltas com material escolar pesado. Bem humorados, afirmam que, no ano que vem, vão tentar vendê-la também para o Papai Noel.
Fonte: Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/12/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar