25 de set. de 2010

Gene da Burrice

http://3.bp.blogspot.com/_Yiit_BSXb5A/TJ_KwEe7zeI/AAAAAAAAAc8/tHQRKGYo84Q/s1600/homer-simpson-wallpaper-brain.jpg

Cientistas descobrem gene da burrice

Quando 'desligado', ele fez com que ratos achassem mais rápido saídas de labirintos

EUA - Pesquisadores da Escola de Medicina Emory, nos Estados Unidos, identificaram um gene que, quando 'desativado', faz com que ratos fiquem mais inteligentes. Apelidado de 'gene Homer Simpson', o GS14 atua em uma área do cérebro que coordena a forma como os camundongos aprendem e formam novas memórias.

Segundo os cientistas, esse gene está presente também nos seres humanos.

Ratos com o gene GS14 desligado, segundo descobriram os pesquisadores, aprenderam mais rapidamente a navegar por um labirinto de água por meio de lembranças de pistas visuais. John Hepler, professor de Farmacologia da universidade, diz que seu 'sonho' é elaborar uma maneira de desligar o gene, e melhorar o poder do cérebro. "A grande questão é por que nós, ou os ratos, temos um gene que nos faz menos inteligente — um gene de Homer Simpson", indagou Hepler, referindo-se ao atrapalhado personagem de desenho animado.

Nas cobaias com o gene desativado, a região CA2 do cérebro se tornou capaz de responder à estimulação elétrica. O gene alterado para reconhecer objetos também foi reforçado, em comparação com ratos normais. Os resultados do estudo foram publicados no site da Proceedings of National Academy of Science.
Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/mundo/html/2010/9/cientistas_descobrem_gene_da_burrice_112413.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar