Antes, o problema era mobilizar as pessoas para, gradualmente, começarem a apostar em meios de transporte alternativos - leia-se "mais ecológicos e sustentáveis" - nas suas deslocações do quotidiano. Agora que as consciências começam a despertar, o desafio passa por desenvolver as melhores soluções que tornem essa experiência cada vez mais eficiente, cómoda e segura.
A bicicleta Lunartic foi desenvolvida com esse mesmo propósito de facilitar a locomoção a duas rodas em plena cidade. Concebida pelo designer Luke Douglas, esta bicicleta apresenta duas rodas de tamanhos bastante díspares, sendo que a dianteira é bem menor do que a traseira - onde, aliás, reside todo o engenho deste novo protótipo.
A particularidade da Lunartic prende-se com o facto de a sua roda traseira não possuir um sistema de raios. De acordo com o designer, esta opção revela mais do que uma preocupação estética; o que se pretende é que a bicicleta fique menos pesada e que os seus custos de produção e manutenção sejam reduzidos.
Além disso, este protótipo combina ainda, no seu design, um sistema de correias dentadas instalado na própria roda traseira.
À partida, todas estas características deverão contribuir para que a bicicleta se torne mais rápida e tenha uma maior aderência ao piso. Além disso, o facto de a roda dianteira ser mais pequena garante menos problemas de espaço e maleabilidade do veículo.
O designer Luke Douglas admite que este é ainda um trabalho em progresso, sendo que, no futuro, o espaço da roda traseira sem raios poderá ser aproveitado para acolher a roda dianteira - caso a bicicleta se torne dobrável - ou espaço para bagagem.
A Lunartic foi submetida à competição internacional James Dyson Award, que todos os anos premeia designers emergentes e que pretende inspirar os jovens de todo o mundo a envolver-se neste tipo de projectos.
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