27 de nov. de 2010

Aroma do café


Aroma do café pode reduzir estresse de noite mal dormida, diz estudo 
Não há nada melhor do que acordar com aquele cheirinho de café. Um novo estudo publicado na revista especializada "Journal of Agricultural and Food Chemistry" indica que o aroma do café pode reduzir o estresse que surge quando não se dorme o suficiente.
Diversas pesquisas vêm indicando os benefícios do consumo da bebida e, mais especificamente, dos ingredientes contidos no café. Mas poucas se preocupam em analisar de que forma o aroma do pode ajudar a saúde.
Em estudo com ratos em laboratório, um grupo internacional de cientistas descobriu que o aroma do café altera as atividades dos genes no cérebro dos roedores de uma forma que ajuda a reduzir o estresse da deprivação do sono.
Os ratos foram divididos em quatro grupos: um grupo controle; um segundo, cujos animais foram induzidos a ficarem acordados por 24 horas (grupo estressado); outro, que foi exposto ao aroma, sem animais estressados; e um quarto grupo de animais, que estressados, foram expostos ao cheiro de café.
E os resultados de testes mostraram que todos os animais que sentiram o aroma do café apresentaram diferentes níveis de atividade em 17 genes, com 13 deles sendo expressos de forma diferente entre os dois grupos de ratos estressados (aquele exposto ao aroma e o não exposto). Entre os genes e proteínas com expressão diferente nos dois grupos, foram encontrados alguns que cumprem funções antioxidantes ou anti-estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar