27 de nov. de 2010

FRALDAS ?

Introdução a O que é a higiene natural infantil?

Os pais de um bebê sempre se deparam com uma série de decisões a serem tomadas. Aleitamento materno ou leite industrializado? Babá ou berçário? Isso sem falar no problema das fraldas. Para muitos, é difícil decidir entre as duas opções tradicionais: descartável ou de pano.
A maioria dos americanos prefere a fralda descartável, mas reflita: ou você lava fralda suja todos os dias ou se torna responsável por parte dos 22 bilhões de fraldas descartáveis por ano ematerros sanitários americanos [fonte: New York Times].
bebês sem fraldaEric Pearle/Taxi/Getty Images
Cerca de metade das crianças no mundo nunca usa fraldas. Elas são treinadas para usar o vaso sanitário a partir de 1 ano de idade.
Mas existe uma terceira alternativa que você pode ainda não ter ouvido falar – existe um crescente número de pais que defendem que a criança não deve usar nenhum tipo de fralda. É isso mesmo! Defensores da higiene natural infantil, também conhecida como retirada precoce da fralda, alegam que é possível treinar o bebê para usar ovaso sanitário logo após o nascimento.
A idéia de deixar um bebê sem fralda pode soar estranha e até mesmo cruel, mas não se trata de nenhum conceito novo. Na verdade, metade das crianças no mundo – principalmente na Ásia e na África – nunca usa fraldas. Elas são todas treinadas para usar o vaso sanitário por volta de 1 ano de idade [fonte: Contemporary Pediatrics]. Na China, por exemplo, crianças usam uma calça com abertura traseira. Assim quando a mãe percebe a necessidade da criança, pode levá-la imediatamente para o local adequado. Os praticantes do método da higiene natural infantil também ficam atentos à linguagem corporal da criança, bem como a indícios verbais e de tempo.
Os pais têm recorrido à higiene natural infantil devido a uma série de razões. Obviamente, é uma opção menos nociva ao meio-ambiente e mais barata que as fraldas. Defensores também destacam que os bebês se sentem mais confortáveis sem fraldas (e sem assaduras) e que estar em sintonia com as necessidades das crianças fortalece o elo emocional.
De acordo com Laurie Boucke, que escreveu dois livros sobre o assunto, com a higiene natural infantil, normalmente as crianças passam a usar o banheiro de forma independente aos 2 anos (fonte: Infant Potty Training]. Crianças treinadas pelo método tradicional não utilizam o banheiro antes dos 3 anos em média [fonte: Contemporary Pediatrics].
Mas então, como treinar um bebê de 3 meses a usar o vaso sanitário? Você precisa monitorar sua criança 24 horas por dia para prevenir acidentes? E o que acontece quando você está presa no trânsito e seu bebê sem fraldas sente aquela vontade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar