23 de nov. de 2010

MANTEIGA VEGETAL

A MANTEIGA PODE SER SUBSTITUÍDA POR PATÊS DE ORIGEM VEGETAL, COM VANTAGENS. É SÓ UMA QUESTÃO DE HÁBITO.

MARGARINA DE SOJA

Use 2 colheres (de sopa) de farinha de soja; misturar, aos poucos, com 1 colher (de sopa) de água fria.
Ferva em fogo brando, até adquirir consistência cremosa . Após ter esfriado, trabalhar bem com uma batedeira, em uma vasilha larga. A pouco e pouco junte 250 ml. de óleo vegetal. Pode ir despejando mais depressa o óleo, conforme a sua intuição.
Prefira o azeite extra-virgem de oliva, prensado a frio, da primeira espremedura, em embalagens de vidro. Evite expor à luz.

PATÊ DE ABACATE

Usar abacate, sal e bem pouco alho.
Amassar bem no multiprocessador, ou mesmo à mão.

PATÊ DE AZEITONAS

Bater no liquidificador ½ copo de azeitonas descaroçadas, juntamente com o dobro do seu volume em torradas de pão integral, previamente amolecidas em água bem quente.

Podem-se juntar: salsinha, tomate (sem casca, devido ao excesso de agrotóxicos), orégano, manjericão, alho, cebola,um pouco de azeite e umas gotas de limão, espremidas no momento de comer.

PATÊ DE BERINJELA

Asse as berinjelas, retire as cascas possíveis, bata com sal, óleo de oliva.

Para cada 5 xíc. de berinjela assada, 1 xíc. de molho de tomate(tomate, cebola, alho e orégano), e 1/2 xíc. de óleo de oliva e 3 colheres de tahine (pasta de gergelim moído).

PATÊ DE CASTANHA-DE-CAJU

Cozer farinha de trigo em água, por 1 hora ou mais, para render 2 xícaras de mingau.
Bater no liquidificador, com 1 xícara de castanhas-de-caju. Pode acrescer algum tempero.

Ter sempre uma boa variedade de temperos e especiarias vegetais. Prefira-os frescos; para isso, programe-se e compre no dia do preparo.

PATÊ DE CENOURA

Para cada 5 xícaras (chávenas) de cenoura cozida use 1 xícara de tempero (molho de tomate, cebola e alho) e 1/2 xícara de azeite. Bata.

PATÊ DE NOZES E MEL
(para pôr no pão)

Ralar a quantidade desejada de nozes ou avelãs, castanhas, etc. Juntar com ½ xícara de mel puro e 1 colher (de chá) de gotas frescas de limão. Misturar bem.

PATÊ DE TOFU

Escalde o tofu e escorra bem.
Para cada 5 xícaras (chávenas) de tofu escaldado e escorrido, 1 xícara de palmito temperado com cebola e alho e 1/2 xícara de óleo de oliva. Bata no processador.

PATÊ DE TOMATE

Para 5 xícaras de molho de tomate sem pele e temperado (com cebola, alho, orégano ou manjericão), pôr meia xícara de óleo de oliva e usar pão velho ou farinha de rosca, até o ponto de patê.

OUTROS PATÊS

Podem-se usar abóboras ou outros vegetais seus preferidos.
Improvise com ingredientes frescos, naturais.
Para dar consistência, engrosse com alguma farinha integral.
Se você tiver uma balança, pese e anote cada ingrediente. Assim, quando tiver aprendido a fórmula certa, pode repeti-la sempre.

CREME DE NOZES

Moer a quantidade pretendida de nozes cruas, no liqüidificador, adicionando óleo vegetal prensado a frio.

Recuse as nozes que tenham fungo ou bolor. Examine cada uma delas. O amendoim é contra-indicado, por costumar ter o fungo aflatoxina, que é cancerígeno e também aparece em outros tipos de nozes e castanhas. Examine bem, uma por uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar